Sobre o Projeto

Sons da história


30 anos de História dão muita estória para contar. Dos grandes acontecimentos, dos protagonistas, dos programas que marcaram e mudaram o país. Tantas vezes o mundo.

No ano em que a rádio que mudou a rádio completa três décadas, corremos a fita do tempo e cruzamos sons antigos com memórias de hoje.

Num documento digital e interactivo, que pretende ser um mapa das notícias em permanente construção, a TSF e a Fundação Francisco Manuel dos Santos, na sua missão de aprofundar o conhecimento da realidade portuguesa, oferecem ao país um precioso arquivo histórico de som, de imagem, mas, sobretudo, das estórias que foram mudando o país e o mundo.

Voltamos ao Chiado, a primeira grande Emissão Especial da TSF, com os primeiros repórteres no local a relatar em directo uma das maiores tragédias da capital.

Desafiamos Xanana Gusmão, Ramos Horta e D. Ximenes Belo a contar as histórias por detrás da história feita em Timor.
Voltamos à Bósnia, pela memória dos repórteres da TSF que durante meses trouxeram ao país uma guerra que marcou a Europa.
Viajamos até à Guerra do Golfo, pela mão de David Borges, o único repórter português que relatou ao lado da CNN e da BBC, em directo, alguns dos episódios cruciais deste conflito.

Puxamos pela memória do Embaixador José Cutileiro que relembra o jantar com Nelson Mandela 15 dias depois da libertação daquele que viria a ser o primeiro presidente negro da África do Sul e Prémio Nobel da Paz.

E mostramos alguns dos principais protagonistas do país a relembrar momentos importantes. Cavaco Silva regressa aos Acordos de Paz de Angola e ao Buzinão da Ponte. Ricardo Salgado olha retrospectivamente para a queda do BES. O guarda-redes Ricardo voa, desta vez no tempo, ao som do mítico relato de Jorge Perestrelo, até aos penaltis contra a Inglaterra no Euro 2004.

E, claro, oferecemos a playlist de programas emblemáticos da TSF, como o “Flashback”, o “Exame” de Marcelo Rebelo de Sousa, os “Sinais” de Fernando Alves ou o “Humor”, uma marca indelével da rádio.

É a verdadeira viagem “ao fim da rua” e “ao fim do mundo”.

Ficha Técnica

Título: Sons da História

Autoria: TSF e Fundação Francisco Manuel dos Santos

Coordenação editorial: Anselmo Crespo (TSF); Ricardo Oliveira Duarte (TSF) e Rita Garcia

Gestão do projecto digital: Maria Ferreira (FFMS), Ricardo Oliveira Duarte (TSF), Alexandrina Guerreiro (TSF), Teresa Mota (TSF), Ana António (TSF) e Ricardo Fonseca (B. creative media)

Concepção e desenvolvimento do projecto digital: B. creative media | East Atlantic Engineering | Formas do Possível